A chegada da maturidade é um período delicado para as mulheres. De todos os lados, recebemos mensagens de que estamos “velhas demais” para fazer qualquer coisa nova. Por outro lado, descobrimos o desejo intenso de viver experiências transformadoras, que nos ajudem a encontrar um novo significado para todo o tempo que temos pela frente. Esse é o dilema da transição da maturidade, tema que pesquiso há nove anos.
Viajar sozinha para um lugar com o qual sonha é a melhor ferramenta de autodescoberta para as mulheres que estão nessa transição. Quando bem planejada, ela pode ser o “laboratório de testes” perfeito para quem deseja fazer da maturidade a melhor parte dessa grande viagem que é a vida.
Uma nova etapa da sua vida começa na maturidade – mas ela não começa de um jeito fácil.
Quando se aproximam dos 40 anos, as mulheres começam a sentir que “falta alguma coisa” em suas vidas. A idade em que acontece e os motivos da insatisfação variam, mas a conclusão é a mesma: é preciso encontrar seu jeito autêntico de viver. E é urgente, porque não temos mais todo o tempo do mundo.
Você não quer chegar no final da vida arrependida pelo que não viveu, não é?
Mas para encontrar clareza sobre os rumos a seguir, você precisa se movimentar. O Universo só ajuda quem dá os primeiros passos.
E o seu primeiro passo pode ser delicioso: embarcar na viagem dos seus sonhos. Uma viagem geográfica, literalmente! Mas não uma qualquer, e sim uma viagem que, além de divertida, vai te ajudar a descobrir os caminhos que deseja para a maturidade. Seu primeiro projeto concreto, mão na massa, para o que pretende viver a partir de agora.
O Workbook Viagem-Crisálida é muito mais que um livro.
É uma experiência digital interativa que vai te ajudar a realizar esse sonho de viagem e de evolução pessoal. Ele foi cuidadosamente criado para te apoiar de um jeito leve e prático, utilizando os melhores recursos para que, ao final, você tenha sua viagem tão bem planejada que conseguirá superar o medo de embarcar e retornará cheia de insights sobre a vida autêntica que deseja.
Um método que eu criei na prática, a partir da minha primeira viagem solo, aos 45 anos. Apliquei nele tudo o que aprendi em anos de pesquisa sobre a transição da maturidade, associando aos conhecimentos em Neurociência e Psicologia Positiva com o objetivo de utilizar as nossas potencialidades e superar as limitações para viver melhor na maturidade.
Como funciona?
Um Workbook digital interativo, em formato de página de internet, com:
✦ textos para inspirar e dar coragem para essa viagem;
✦ vídeos curtos com dicas e histórias de viagens;
✦ ferramentas de autodescoberta, como exercícios de escrita e de percepção dos sentidos;
✦ ferramentas para mudanças de comportamento, utilizando conhecimentos de Neurociência e Psicologia Positiva;
✦ ferramentas práticas de planejamento de viagem, como cronogramas, organização de roteiros e planilhas de orçamento;
✦ “trilha” para experienciar, na viagem, as três fases da transição da maturidade;
✦ painel geral: possibilidade de, ao final, reunir as informações de todas as ferramentas em um único lugar para ter uma visão geral de suas viagens: a geográfica e a da maturidade (em um template do Notion, o melhor programa de organização que conheço);
✦ acesso por dois anos, para que você tenha tempo suficiente para organizar a viagem e nem tanto para que a postergue indefinidamente.
Pilares
Planejamento
minucioso e prático: tudo o que uma mulher madura precisa organizar e as providências necessárias para embarcar na sua viagem de autodescoberta.
Inspiração
para ganhar coragem: informações e histórias que, somadas ao planejamento e às ferramentas de autodescoberta e de mudança de comportamento, vão ajudá-la a ganhar a coragem necessária para as suas jornadas (a externa e a interna).
Laboratório de transição:
você saberá como transformar a sua viagem em um “intensivo” da transição da maturidade para se localizar nessa transição e retornar com caminhos delineados para a nova etapa da sua vida.
"Minha amizade com a Adri foi um presente que ganhei da Vida e junto com ela vieram muitas trocas e descobertas, mas o auge foi ter lido o Workbook Viagem-Crisálida. Ir ao encontro de uma viagem solo é ir ao seu encontro. Foi profundo, desafiador e extremamente revelador. Comecei com uma viagem possível e com pequenos desafios, em que a leitura do Workbook e os exercícios propostos fizeram um novo mundo se abrir. Adquiri um sentimento de “superpoderes” que vai me levar à minha grande viagem solo internacional. Aceitar esse convite do Workbook Viagem-Crisálida é dizer um enorme SIM para VOCÊ."
- Daysi Ladwig
Como está estruturado
MÓDULO 1
Prepare a Crisálida
você vai entender como é possível transformar essa viagem nas sua ferramenta de autodescoberta na maturidade – e colocar em prática.
MÓDULO 2
Planejando
parte mais “mão na massa”, com tudo o que você precisa organizar com antecedência para fazer essa viagem com segurança, conforto e tranquilidade.
MÓDULO 3
Quase na hora
na medida em que se aproxima da viagem, você precisa se preparar física e emocionalmente para ficar sozinha (e muito bem). É o que faremos aqui.
MÓDULO 4
Enquanto viaja
quando estiver em seu destino, você deve adotar comportamentos para ficar bem e segura, mas também para desfrutar de sua experiência como nunca fez em uma viagem.
MÓDULO 5
Essa viagem não termina quando você retorna
Essa viagem não termina quando você retorna – pelo contrário, é a partir daí que você vai transformar tudo o que experienciou em sabedoria para ser aplicada na nova etapa da sua vida.
O que esperar
Um guia eficiente para te ajudar a organizar sua viagem com praticidade e conforto;
Orientações simples e claras, com exercícios práticos, para que você utilize toda a sua viagem (desde o planejamento até depois do retorno) como ferramenta de autoconhecimento;
Um método criativo, baseado na associação de diferentes conhecimentos, para unir as duas viagens: a geográfica e a da maturidade;
Ferramentas que vão te ajudar a superar as autossabotagens que te impedem de realizar a viagem dos seus sonhos;
Uma “trilha” para se localizar entre as fases da transição da maturidade e para “praticá-las” durante a viagem;
Dicas para “converter” o planejamento feito para a viagem em um planejamento para a maturidade.
O que não esperar
Apenas um livro com partes a serem preenchidas;
Um roteiro de viagem pronto;
Um planejamento de viagem superficial ou complexo demais;
Um método milagroso, que não exige comprometimento e trabalho;
Um material que não te desafia a se movimentar.
Para quem é
Para mulheres maduras que desejam viajar, mas não têm companhia;
Para mulheres que querem viajar sozinhas pela primeira vez, mas não têm coragem;
Para mulheres que já viajam sozinhas, mas desejam uma experiência de autoconhecimento para a maturidade;
Para quem já tomou a decisão de viajar, mas precisa de ajuda para organizar as questões práticas;
Para quem ainda não tomou a decisão de viajar sozinha, mas sente-se inspirada pela ideia e quer construir a coragem para decidir;
Para mulheres que desejam fazer viagens que se encaixem em suas rotinas e possibilidades;
Para quem se sente inspirada pela ideia de uma viagem de transformação na maturidade, mas quer saber mais a respeito;
Para quem ama viajar e deseja novas experiências na maturidade.
Para quem não é
Para quem deseja fazer das viagens constantes seu modo de vida ou viver como nômade digital;
Para mulheres com menos de 35 anos, que ainda não chegaram na maturidade;
Para quem deseja apenas um roteiro turístico convencional;
Para quem não deseja novas perspectivas em sua vida com a maturidade.
Este é o melhor momento da sua vida para viajar sozinha
Se você tem aquele desejo de viajar sozinha mas falta coragem ou acha que está velha para isso, saiba que este é o melhor momento para fazer sua primeira viagem solo – e ainda transformá-la em uma poderosa ferramenta de autoconhecimento.
Bem planejada, essa viagem pode ser a experiência de que você precisa para encontrar novos caminhos na maturidade, com mais significado e autenticidade.
Com a MASTERCLASS Expedição Metamorfose, você terá um check-list com o que precisa planejar para fazer sua primeira viagem sozinha na maturidade, desde a escolha do destino até os cuidados necessários para que se sinta segura quando estiver por lá.
Planejar uma viagem aos 40 ou 50 anos é bem diferente de fazer isso aos 20 ou 30 – e conhecer essas diferenças é fundamental para conquistar a coragem de realizar esse sonho.
Além disso, você vai descobrir como essa viagem solitária pode se transformar na sua “crisálida”: um “laboratório” para identificar em que fase da transição da maturidade está, encontrar mais clareza sobre esse período tão atribulado e delinear objetivos para a vida que deseja quando voltar.
Dia 18/01, às 19:30
AO VIVO E GRATUITO
Quem será sua guiança nesse projeto:
ADRIANA HAAS
Jornalista e escritora, pós-graduada em Neurociência e Psicologia Positiva, há oito anos pesquisa a “transição da metade da vida” (ou “da maturidade”, como prefere chamar).
Adri reune teoria e prática no livro “40 e picos – a jornada está só começando”, lançado em 2023 e baseado na sua primeira jornada solo (seu “rito de transição” para a maturidade). Não trabalha com turismo nem vive viajando, tem família, trabalho, compromissos e rotina.
As viagens não são o centro da sua vida, mas aprendeu a torná-las uma ferramenta essencial nos processos de autodescoberta – especialmente na transição da maturidade. Encontrou o segredo para se divertir e, ao mesmo tempo, se transformar.
Adriana Haas 2024. Todos os direitos reservados
Experiência digital: SEMEADEIRA DIGITAL por Julia Estrela Maia
Fotos: Carolina Pires e acervo pessoal.